Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Hidroponia em Portugal

Blog sobre Hidroponia em Portugal, cultivo em NTF, aquoponia, DWC (Deep water culture). Cultivar plantas sem solo.

Polinizar o tomateiro

25.04.16 | Яitual

Polinizar o tomateiro

Os agricultores produtores de tomate em estufa têm dificuldades em polinizar o tomateiro.

A flor do tomateiro é hermafrodita e um movimento na flor é suficiente para que o pólen caia das anteras sobre os estigmas, desta forma evita frutos mal formados.

A que hora do dia devo polinizar o tomateiro?

Polinize as flores todos os dias quando estiver quente e húmido (preferencialmente 65% a 70% de humidade). Quem tem estufa normalmente faz isso entre as 11:30 da manhã e as 12:30 da tarde, quando as condições são melhores, a humidade no ar é menor do que no início da manhã.

As flores do tomateiro, estão mais recetivas nessa hora, as suas sépalas estão voltadas para trás.

 

 

Frutos menores devido à polinização

Se polinizar o tomateiro no início da manhã ou no final da tarde, quando as condições não são ideais, fará com que tenha frutos menores e consequentemente uma redução na colheita.

A flor do tomate é formada por duas partes: o androceu masculino liberta o pólen, enquanto o gineceu o captura. A maioria das anteras masculinas produz o pólen na parte externa, o que torna mais fácil a libertação de pólen ao vento para polinização.

No entanto, no tomateiro o pólen é produzido internamente, como se tivesse ficado preso em um canudo. Este é o maior problema para a polinização do tomateiro, e sem polinização não há fruto. 

A planta precisa de vibração na frequência certa (pode usar uma escova de dentes eléctrica), como a produzida pela batida das asas da abelha, para desalojar e soltar o pólen.

Aproxime uma escova de dentes eléctrica a cada suporte e galho principal. Quanto mais pólen conseguir fertilizar com sucesso a planta, mais sementes serão produzidas na fruta (e consequentemente mais suculento será o tomate).

Para produção de tomates em larga escala é recomendado o uso de abelhas para a polinização, sendo assim mais fácil polinizar o tomateiro.